Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Excesso de bagagem que nunca é excesiva!

Está difícil postar com esta conexão problemática...


Trigésimo oitavo dia – 24 de janeiro.

Sem conexão...
Conseguimos nos falar pela Skype, depois de uma eternidade. Talvez, uma semana, ou um pouco menos. Mas é que a velocidade de hoje deixa a gente um pouco mal acostumado. Tudo o que ser quer, se quer pra já. E, se no começo, pensava que iríamos nos falar esporadicamente, quando você embarcou, porque sabíamos que você teria dificuldades de aceso em viagem, depois, com as facilidades do início nos acostumamos a falar todo dia e até ao vivo! Agora, faz falta...

Escrevo pelo post de ontem. E já que ontem, nos falamos, falar disso... Vi o quanto estava cansada. Com sono. Mas imagino que mesmo assim, esteja deslumbrada com tanta informação em tão pouco tempo. Vi você conversando fluentemente com sua professora. Que delícia ver você assim! Pondo em prática a base que teve na escola da quarta série, a Escola Evangélica, onde teve contato com estrangeiros e filhos de missionários que só falavam outra língua, no caso o inglês e que para estudarem, tinham o intérprete na sala. Foi um tremendo privilégio aquele ano, se pararmos para pensar! Eram dez crianças na sua turma, uma aluna que falava em inglês e uma intérprete. E você tinha aulas uma vez por semana pela manhã onde só era permitido conversar em inglês. Com nove anos e toda a facilidade para aprender, típica desta idade, você aprendeu bem e por causa desta base, saiu-se muito bem para conversar nesta língua em toda situação pela qual passou. Incrível, porque se for pensar, foi tão pouco tempo de estudo. Mas acredito que eles sabiam exatamente COMO fazer: pela prática! Em atividades corriqueiras de preparar cokkies, um chocolate quente, um marshmalow... Bem diferente das aulas monótonas de ter um livro em mãos e fazer exercícios repetitivos, sem conversação, sem motivação.

Bem, não sei muita coisa da sua nova cidade. Também, não deu pra saber quase nada da cidade anterior. Pois você não postou mais nada no blog. Só deu para identificar bem a primeira semana. O que deu pra saber foi sobre a surpresa quando chegou quanto à idade de seus alunos... Acostumada a falar para adolescentes e jovens a partir dos 15, 16 anos, foi surpreendida ao se deparar com criancinhas a partir dos 5 aninhos!!! Uma das coisas que me falou foi de como gostaram de beijocar você! Nesta idade são espontâneos, são carinhosos e imitam! Se um puxar a fila pra beijocar a figura nova na sala, pode esperar que formam uma fila pra fazer a mesma coisa...

Creio que esteja sendo apaixonante experimentar tantas coisas tão diferentes. Deveria ser direito de todos passarem por algo totalmente fora do seu habitual. Inclusive, antes de ingressar na faculdade. Para enriquecer a experiência do estudante nesta faixa etária e lhes dar visibilidade maior das tantas coisas a se fazer, mundão afora... Tenho certeza de uma coisa: você não voltará a mesma! Impossível voltar do mesmo tamanho!!! Certas coisas inflam dentro da gente! Conhecimento é uma delas. Uma vez adquirido, estufa no peito e precisa ser dividido. Não para ser exibido. Mas para ser compartilhado. E ESTA BAGAGEM você trará num excesso de peso saudável, sem ser excessivo!

Bem, a conexão esteve com problema de novo. Tentei, tentei e nada de conectar! Então, já tenho acumulado três dias para postar. Paro por aqui e começo o outro!

Saudade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!