Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Crossing the sea (Porque viver é uma travessia por mares...)

Sabe aqueles filmes água com açúcar que muita gente insiste em fazer de conta que acha bobo, tolo, mas que quando assiste ao seu lado, fica ali disfarçando, disfarçando que está fungando e... chorando???
Então... Passou hoje um filme que alguns adoram, outros acham ridículo e foi, a despeito de críticas contra, considerado o melhor musical dos últimos tempos. Justamente por não ter nenhum pezinho amarrado ao que é imposto como parâmetro do que é ridículo, brega, real, ou fora da realidade! Mama mia quando foi lançado já me chamou a atenção! Era certo eu gostar! Musical, Meryl Streep, ABBA, romance... Ahhhhh… Pode dizer o que quiser, mas é uma fórmula infalível para eu e mais uma quantia enorme de pessoas curtirem um filme!
Veja só: o que é que tem demais tudo ser absurdo? Qual é a intenção de um filme/musical deste? Com certeza, não é querer parecer com a realidade! Das músicas que brotam nas cenas, cantando e contando, o que mais impressiona é ver músicas antigas se encaixarem perfeitamente ao roteiro! Como se desde sempre fizessem parte da história. Por o amor romântico na história, desfechos que,embora previsíveis numa bela história de amor, resgatam os suspiros de ver que o amor tudo vence, supera, atravessa mares e o tempo. Ah, o tempo...

Não fui assistir quando me falaram que estava passando, mas no final, na hora de almoçar em família, TV ligada, assisti. E aquela cena em que Sophie canta “I have a dream” me fez ter uma vontade enorme de vir escrever. Ouvindo a letra, arrisquei entender e traduzir. E substituiria, sem atrapalhar a tradução, o “”I'll cross the stream” por “I’ll cross the sea”, pois é o que minha filha fez! E simboliza o que fazemos quando temos um sonho e precisamos deixar a terra firme e segura para nos lançarmos a ele.


Gi, você atravessou milhas e milhas atrás de seu sonho. Não permita que o retorno através dos mares reprimam o que você teve “acordado” em você! Muitos sonham. Mas é preciso ter coragem para atravessar milhas e milhas para ir em busca deles. Sair da terra firme, do ninho, do porto seguro... Vôos são sem retorno à mesma terra. Não porque você não possa vir de volta para onde você estava antes. Mas porque nem a terra deixada, nem as pessoas que ficam nem as que vão serão as mesmas. Assim como aquela história de que uma pessoa nunca passa pelo mesmo rio duas vezes. Mesmo que a pessoa seja a mesma e o rio também. Ela traz experiências, o rio mais terra, mais lugares trazidos junto de si. A alma que carregam é outra...
Estamos aqui! Voe seu vôo!


I have a dream

I Have a Dream
I have a dream
a song to sing
to help me cope
with anything
if you see the wonder
of a fairy tale
you can take the future
even if you fail
I believe in angels
something good in
everything I see
I believe in angels
when I know the time
is right for me
I'll cross the stream
I have a dream

I have a dream
a fantasy
to help me through
reality
and my destination
makes it worth the while
pushing through the darkness
still another mile
I believe in angels
something good in
everything I see
I believe in angels
when I know the time
is right for me
I'll cross the stream
I have a dream


Eu Tenho Um Sonho
Eu tenho um sonho,
Uma canção para cantar
Que me ajuda a enfrentar
Qualquer coisa
Se você vê maravilhas
Em um conto de fadas
Você pode agarrar o futuro,
Mesmo se você falhar
Eu acredito em anjos
Algo bom em
Tudo que eu vejo
Eu acredito em anjos
Quando souber que é a hora
Certa para mim
Eu vou cruzar a corrente
Eu tenho um sonho

Eu tenho um sonho,
Uma fantasia,
Que me ajuda atravessar a
Realidade
E o meu destino
Faz valer a pena,
Enquanto me empurra através da escuridão
Ainda mais uma milha
Eu acredito em anjos
Algo bom em
Tudo que eu vejo
Eu acredito em anjos
Quando souber que é a hora
Certa para mim
Eu vou cruzar a corrente
Eu tenho um sonho

4 comentários:

  1. OLA SUSI ..

    CHEGUEI POR AQUI PELA MINHA FILHA TAINAH QUE É AMIGA DA GI SUA FILHA CONHEÇO A GI ..ACHO UMA LINDA MENINA ,CHEIA DE SONHOS ,DE UM SORRISO LINDO UMA EDUCAÇÃO EXEMPLAR E QUERIDA DEMAIS COMIGO.
    QUANTO AO SEU BLOG POR DEMAIS EMOCIONANTE ...VER AQUI SUAS LINHAS DE SAUDADES E DE DEDICAÇÃO E DE APOIO A SUA FILHA ALÇAR O VOO DELA COM A MAIS PURA LIBERDADE CERTA QUE PODE VOLTAR E O MELHOR TEM PRA ONDE VOLTAR E PRA QUEM VOLTAR ..BOM SABER QUE MESMO DEPOIS DOS NOSSOS VOOS NÓS TEMOS NOSSOS PORTOS NÃO É SUSI E GI??E A CORAGEM DE DEIXAR NOSSA ZONA DE CONFORTO E BUSCAR NOSSOS SONHOS EM VOOS SOLOS , POR VEZES DIFICEIS E INCERTOS É O QUE NOS DA A DIMENSÃO DO QUE É VIVER E VIVER PLENAMENTE PARA SEGUIR NOSSOS SONHOS ..VOEI ESSES DIAS PARA UM SONHO MEU VOO FOI DIFICIL ESTA SENDO DIFICIL MAS EU NUNCA ME SENTI TÃO VIVA ANTES.
    BEIJOS GI ...QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE

    BEIJOS SUSI PRAZER TER VINDO AQUI...

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  2. Querida Otilia!
    Quando você diz: "E A CORAGEM DE DEIXAR NOSSA ZONA DE CONFORTO E BUSCAR NOSSOS SONHOS EM VOOS SOLOS , POR VEZES DIFICEIS E INCERTOS É O QUE NOS DA A DIMENSÃO DO QUE É VIVER E VIVER PLENAMENTE PARA SEGUIR NOSSOS SONHOS ..." você mostra o quanto compreende o vôos de nossas meninas! Se pudéssemos, nós as abrigaríamo debaixo de nossas asas, mas elas não desenvolveriam as suas próprias... Que bom que gostou! Volte sempre! Não é só quem visita o blog que se sente mais confortado por dividir sentimentos, medos e vitórias. Eu, também, quando recebo uma palavra de carinho ao estar passando o mesmo que outra mãe, me sinto mais forte e confortada também!
    Que Deus esteja sempre com todas nós!
    A Tatah também é uma linda!
    Beijo a vocês!

    ResponderExcluir
  3. Que bom ver que sonhos próprios ultrapassam as próprias bolhas e acabam envolvendo outras pessoas.. Melhor ainda quando são pessoas que amamos tanto!

    Com certeza alguém que tenho muuito carinho é a Tatah, e fico imensamente feliz em ver que nossas mães se 'encontraram' aqui, em um ambiente em que as 2 tanto gostam!

    Com certeza em certos momentos de nossos voos nos sentimos mais solitários, e existem dias nublados, e tempestades pelo caminho.. Por vezes é necessário que voemos mais altos, para termos um ceu lindo e azul lá em cima (como foi a nossa saída de Londres), ou as vezes temos que abaixar a cabeça e voar mais por baixo, até a tempestade toda passar.. Mas o mais interessante, é que a tempestade sempre acaba, e de certa maneira ficamos mais preparadas para as próximas!
    Sempre temos tempos ruins, mas se olharmos só as tempestades, esquecemos de aproveitar a brisa leve, o ceu azul, o sol queimando em nossa bele, e esquecemos de sentir a brisa em nossos rostos enquanto voamos!
    Há tanta, taaaaanta coisa bonita para se ver, que as tempestades acabam se tornando uma minima parte para nós!

    O melhor dessa viagem, realmente não é só viajar para longe, mas uma viagem interna, onde você passa a se conhecer mais, a se tolerar mais, a se cobrar menos, e querer conhecer OS OUTROS mais! Eu tenho aprendido muuuito aqui, a cada minuto que eu me permito tem sido de grande aprendizado!

    Estou adorando aqui, mas quero voltar para poder contar tudo por ai também..

    Com certeza nós voltaremos maiores, mas sempre querendo aquele colo delicioso das nossas mães e famílias!

    Saudades mil, mas o amor é sempre maior para aguentar tuuudo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, Gi...

    O oceano ficou pequeno para você! Só posso te dizer isso!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!