Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O após

Décimo primeiro dia - 28 de dezembro
(complementei mais hoje, pois o sono pegou ontem...)

Consideremos assim: hoje é o dia do após. Após de quê? De tudo o que precisar ser! Vamos brincar disso hoje?

Começando pelo niver da Vovó Estela, hoje é o dia após seu niver. E é o dia do após ficar sem ela. A gente aprende a reconhecer que, no final das contas, a ausência é apenas física. Dói,e a gente não se conforma nunca. A gente se pega de vez em quando com a sensação de que ela está com a gente em coisinhas banais. E estar após ela ter ido por outro caminho nos faz pensar nos caminhos que ela já percorreu. E tomamos consciência de tantos porquês de atitudes nossas que não explicamos. Mas que brotam de nós! Defeitinhos, exagerismos, inconformismos... E quando temos consciência de que algo não faz bem, embrenhamos em outra reta para fugir do extremismo. Tenta o equilíbrio!

Após, também pode ser, após você fazer vinte e um anos! A tal idade onde se reconhece a maioridade no Brasil! Como você me dizia brincando sobre teu niver: “Agora, já posso ser presa!”. E o que significa ter vinte e um anos? Ser dona e responsável pelos seus próprios atos! Ter de segurar a cordinha que liga a decisão à conseqüência. A ação à reação. A atitude à infinitude (ou a finitude). Completar esta idade que parece dividir o “poder” e o “não poder” é como estar diante de um muro e a passagem por ele ser tão difícil quanto dolorosa. Delimitando tudo o que já aconteceu, já foi do que virá...

Você já teve um momento deste. Lembra? Você ia completar 16 anos, tinha de decidir várias coisas, tínhamos brigado, você estava na casa de teu pai. Já era o mês de dezembro, férias e você havia passado num concurso do Fórum pra trabalhar como estagiária de Ensino Médio na Promotoria, no início do ano. Tinha combinado de ir trabalhar nas férias na Escola de Mergulho Hy Brazil, em Bombinhas por dois meses... E teria de parar de fazer algo que você mais gostava no ano seguinte: jogar bola. Treinar futsal no seu time de Londrina. Eram decisões a serem tomadas... Caminhos novos a serem seguidos... Deixar caminhos velhos já conhecidos... Então, te liguei e fui de buscar. Eu te levei lá pro Lago Igapó. Lembra? Você estava com cara de braba! Mas era puro medo! Você, depois de algum tempo de conversa, minha com você, com uma carinha de assustada, me falou: “Mãe, é que agora, eu estou vendo que minha infância ficou pra trás e não vai voltar. E eu nem a vi passar...” Foi algo mais ou menos assim que você me falou, assustada e caindo no choro! Era o reflexo de uma dor que todos nós passamos em algum momento de nossas vidas. Deixar a infância pra trás. Tenha se vivido ela, ou não! E você, ali naquele momento, teve a noção exata de que a SUA infância havia acabado! Você tinha um caminho a percorrer que incluía responsabilidades, trabalho, deixar o esporte como principal atividade na sua vida, como a SUA meta a ser atingida, para cumprir horários, obrigações, trabalho... E, naquele momento, creio que você percebeu que estava na “passagem”. Para a vida adulta! Eu me lembro que te falei que este passar para este lado incluía obrigações, mas incluiria também direitos que você não teria, enquanto criança, ou adolescente. Que você passaria a poder fazer outras coisas. E isto, no final das contas, inclui isto que você está usufruindo hoje! Todos nós sempre vimos que você era uma criança “adultizada” antes da hora! Responsável além da conta para sua idade, desde criança! Sofreu por isso. Mas agora, colhe os frutos disto. Tenho TOTAL CONFIANÇA EM VOCÊ! Hoje, você com tua pouca idade, tem responsabilidade de sobra pra enfrentar este desafio que você está enfrentando. E mais: com a tua própria luta e vitória de estar aí sozinha! Eu pouco contribui pra você estar aí. Você e a Le pesquisaram tudo sozinhas, buscaram a forma de concretizar este sonho. VOCÊ juntou suas economias, planejou e viabilizou que este sonho acontecesse. Pode ser que eu e teu pai tenhamos contribuído em coisas que exigimos na tua educação. Mas VOCÊ tomou posse de tudo que vivenciou até hoje. APROPRIOU-SE das ferramentas que a vida te deu. E está pronta pra viver um grande desafio. Você pulou etapas na infância. Brincou, viveu como criança. Mas teve responsabilidades de gente adulta antes do tempo. Mas hoje, vemos que foi bom! Porque é uma menina/mulher segura de poder fazer coisas que tantas na minha idade temeriam fazer... Engana-se quem pensa que você foi “bancada” por mesadas de seus pais. A ajuda que pudemos dar foi mínima! Foi você quem correu atrás de ter seus recursos para isso. E isto, não tem preço! Foram diversões deixadas de lado, saídas, lanches, festas que abdicou porque você tinha um objetivo. E eu sei que muitas vezes, os outros não entendiam porque você não saia, inventava tantas desculpas pra não sair, pra não gastar. Você tinha um objetivo! Noites mal dormidas, varando madrugadas pra estudar durante a semana porque quando você vinha pra casa, ao invés de receber o dengo de mãe, o sossego, comidinha pronta e cama e descanso nos finais de semana em Londrina, você ia enfrentar o tramps aos sábado e domingos para juntar este dinheiro. Filha, você foi GUERREIRA! Não me importa se você reprovar um, dois ou quantos anos for, porque não deu conta de estudar para todas as provas e trabalhos na faculdade! Você não reprovou porque ficou zuando por aí. Você abraçou várias coisas, é verdade. Conheço bem esta mania (e como!)... Mas o teu ano é muito mais cheio! Você vive uns três anos num só! Não se restringe a apenas a facul. Não sabia se isto seria um defeito ou qualidade. Hoje, sei que isto enriquece a tua vida de uma forma invejável! Pois você é uma menina de vinte e um anos com uma vivência muito além! O que você sonhou, buscou e está, agora, realizando equivale a uma experiência que faculdade alguma fornece. Nem pós, nem trabalho. São muitos que sonham ir pra fora do país. E muitos os que desistem por acharem que é impossível ir. Por não terem dinheiro. Por não terem apoio. Por não terem coragem. E por não conseguirem solucionar o seu próprio problema que os impede de ir. Apoio e coragem você teve. Dinheiro você não tinha, mas ralou por mais de um ano para guardar. Justamente no ano mais apurado para mim. E hoje, vejo que até nisto Deus nos mostrou ser sábio e tudo ser providencial. Pois seria tão simples eu ter todo o dinheiro pra você ir. E da forma como foi, você descobriu que pode fazer muito mais do que pensa poder. Serviu de exemplo para o teu irmão e, porque não, para mim! Desbravou impossíveis, realizou! E, ao abrir portas para você, nos dá o exemplo que podemos também enfrentar coisas tão intransponíveis e ir além. Querida, hoje você se tornou um exemplo de pessoa, mulher, guerreira para mim! E o título desta carta de hoje é infindável para você. Porque “após” é algo imensurável, imprevisível para pessoas de asas tão imensas como você!

Te admiro, te amo, me orgulho muito de ser sua mãe!

Falamos mais depois!

Beijo. Te amo

2 comentários:

  1. Como a Otília falou no outro post, vou acabar desidratando aqui assim.. hahaha..

    O que falar desse post..

    São tantas as coisas e sentimentos que me passaram enquanto eu lia, tantos 'nós' na garganta que surgiram..

    Você sabe o quanto eu me preocupo e sempre me preocupo em não dar trabalho para vc e para o papai.. Talvez eu tenha exagerado, e ainda exagere nessa dose, mas com certeza eu tenho aprendido muito sim a pedir colo..

    Quando eu fui para o lago Igapó e chorei como criança com medo de ser adulta com você, era um misto de querer voltar atrás e tentar fazer diferente, de ter aproveitado mais, de ter me permitido mais, de poder ser criança, e não ser sempre adulta como sempre fui.. Mas com dizem tem coisas que a gente não pode voltar atrás e fazer denovo.. mas podemos fazer sempre um novo começo!
    E acho que por isso hoje eu me permito 'ser tão criança'! Não ligar de pegar um carrinho no mercado e sair correndo! De fazer careta, de tirar sarro e brincar.. Não ligo de me PERMITIR!
    Eu sou responsável quando precisa, mas não é sempre que temos que ser tão sérios.. Na verdade responsabilidade não tem a ver sempre com ser sério, e sim, em saber a hora certa das coisas serem feitas..

    Acho que o tal corredor que sempre batemos a cabeça, de um lado e do outro, de extremo em extremo, é normal, e só nós faz tentar buscar o equilíbrio!

    Todo mundo erra, e que bom! Apesar de sofrida, é um aprendizado e tanto!

    Como mudamos em 'pouco tempo'! Eu quando penso como era quando entrei na faculdade e como so agora já noto váárias mudanças, imagina ao longo de uma vida!

    Eu sou feliz demais por ter a família que eu tenho, com todos os defeitos, com todas as teimosias, com as IMENSAS qualidades, com os VALORES que você e o papai me ensinaram, com os gostos que vocês dois tem e para mim sempre complementaram um outro!

    As vezes o coração aperta quando as coisas não vão como planejamos, ou queremos, mas no fundinho sempre tem uma voz, uma paz que nós dá quando sabemos que tem alguém tão amoroso no controle de tudo! ;) E é isso que sempre tem me tranquilizado, e me dando tanta paz!

    ResponderExcluir
  2. Filha... Eu também mudei muito e você, masi do ninguém, sabe disso! A gente erra por ignorância e não pr maldade... Tentamos o melhor! foi preciso eu levar uns puxòes de orelha da Lili pra entender isso, pois me culpei muito por er tão exigente com você! Mas o tempo (leia-se DEUS!) conserta tudo! com tudo isso, hoje você está aí! Pronta pra tudo! E Deus no comando... Certeza de boas coisas!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!