Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

sábado, 31 de dezembro de 2011

Tentar-errar-tentar-de-novo-e-acertar: simples assim!

Décimo quarto dia – 31 d dezembro

Enfim, chegou o dia 31. O que costumamos fazer? É como se fosse um reloginho biológico que nos faz parar neste dia e fazer aquela retrospectiva mental, tipo: o que eu estava fazendo há um ano atrás? E há dois? E há dez? As coisas que eu sonhava, eu realizei? Quantas coisas eu decidi, quantas persisti fazer? Este ano valeu apena?
Desde 1999, quando desenhei uma meta pra nós (pé na estrada e viajar em família) virar o ano, pra nós, tornou-se sinônimo de estar em Bombinhas! E de lá pra cá, apenas em 4 finais de ano furamos o nosso costume. E agora, 2011, chegou com algo tão novo e compensador! Eu e o Gabri estamos aqui, no porto Seguro da gente. E você em altos vôos planando por ares europeus! Pode? Pode... Basta sonhar, desejar (muito!), ter fé, se mexer, ir atrás, pesquisar, planejar, racionalizar, OPTAR (leia-se: decidir-se por, ainda que isto implique em sacrifícios/sacrifícios/sacrifícios) e usufruir do sonho! Embora aparentemente tão diferente de uma maratona, o que você trilhou, querida, compara-se perfeitamente ao treino e a nossa chegada na Maratona de Curitiba. A diferença é que agora, sou eu que te faço anjo e você é a protagonista desta chegada!
É costume dizermos que muito mais cansativo que correr uma maratona é o treino que nos sujeitamos a cumprir para podermos enfrentá-la e completá-la. Concordo! É vero! Não existe sucesso sem sacrifício. Não existe superação sem muro a ser transposto. Não existe alegria sem choro, vôo sem tombo! I-NES-QUE-CÍ-VEL! Assim, imagino, é o dia de hoje pra você! Pois hoje vive a somatória de todos os dias passados. Retrato fiel do que é a vida, enfim. Os dias se somam, acrescentam infinitamente histórias, experiências, degraus. Pisar sobre eles e torná-los o pezinho para transpor os obstáculos é característica de quem não senta neles pra lamuriar e desistir, resignadamente, dizendo que a vida é ingrata e injusta.
Creio, Giovana, que aprender com a vida é uma bela opção que temos. Decidir o caminho a seguirmos não é privilégio atribuído a um dia somente do ano – este tal do dia 31 de dezembro! A opção por viver se dá a cada manhã, a cada suspiro, a cada porta que se fecha, a cada sacrifício que se submete, pois se você é capaz de ver a luz lá adiante, você nunca perde o rumo, a esperança, a saída do túnel! Já vivemos na escuridão, no breu do túnel da tristeza sem fim, da indecisão, da desesperança. Quem já não passou por isso? Mas ter a certeza de haver LUZ adiante é que nos faz seguir, sobreviver. Colhe-se os frutos, depois! E quem não desiste de seus sonhos, tem a plenitude de voar sobre ares não experimentados. Ter coragem, ousadia tem seus louros! Só é capaz de alçar vôo, quem te coragem de tirar os pés do chão...
É a coragem de tentar-errar-tentar-de-novo-e-acertar que diferencia os vencedores do restante. E digo: VOCÊ É UMA VITORIOSA!
Giovana... São seis horas da tarde aqui no Brasil. Nove horas da noite em Milão. O ano de 2011 está quase fechando seu ciclo. Hora de olhar para ele e dizer; eu venci! Você que passou tantas coisas que te faziam querer desistir, hoje, pode olhar e sorrir. Você venceu! Temos em nós, uma força imensa e tremenda, tão infindável quanto caridosa que nunca, jamais desiste de nós! Somente por ela, persistimos. Não fosse ela, sucumbiríamos! Você não se encaixa em modelos estereotipados disso ou daquilo. Grande coisa! Nem eu! Mas aquele que nos fez não tem forminha de modelar objetos em série! Ele é talentoso e infinitamente Criador, pois para cada um de nós cria uma forma única! Filha, aprendi muito e muito com você neste ano! E tenho tanto a lhe agradecer! Você demonstrou força, determinação, sabedoria e FÉ em momentos onde eu vacilei. Vivemos momentos delicados, de desesperança, mas Deus nos foi fiel! De você, recebi palavras de apoio, de ânimo, de alegria, de compartilhar, por mais que estivéssemos distantes! Lógico que brigamos também, discutimos, nos desentendemos... Você está deixando o ninho, seguindo suas opções, suas decisões, desenhando seus próprios sonhos. E eu posso ficar de longe apreciando, pois confio nas asas que abriu, nos olhos de teu coração e na sabedoria que te orienta.
Neste virar de ano, mire lá adiante! Foque a Luz, sempre! Pronuncie as letras do nome do seu sonho. Sussurre –lhe o que seu coração quer. Deus nos ouve, nos cuida e nos leva pelos caminhos certos. Só por isso, posso ficar aqui do outro lado do oceano tranqüila. Pois você tem Alguém que cuida de ti!
Te admiro, te amo e sempre amarei. Sempre e pra sempre!

2 comentários:

  1. Quando eu estava em Milão no dia 31, eu realmente parei para pensar onde estava a alguns anos atrás, e de certa forma me perdi em alguma virada de ano..
    Isso me fez pensar se eu tenho aproveitado cada ano, cada dia, e cada momento como deveria.. Com certeza não conseguiremos nos lembrar de todos os dias de nossa vida, mas se conseguirmos fazer a maior parte deles inesquecível, isso já valerá a pena!

    É engraçado, como as 'vitórias' são vistas.. Como comumente são vistas.. Acho que realmente não nos enquadramos nos padrões de várias coisas, e uma delas é nesse tipo!

    Eu não me permitia errar, mas não entendia que isso fazia parte do meu aprendizado, que era necessário errar para crescer, para ver que apenas Ele é perfeito, e que eu não deveria me cobrar tanto..

    Fico feliz em não ser como o padrão pede, mas apesar disso poder aprender com ele.. Infelizmente eu não sou a melhor filha, ou a melhor aluna, ou a melhor nas coisas que estou inserida, mas com certeza eu tento todo dia ser a melhor pessoa que alguém pode ter por perto, em ser a pessoa que pode ajudar alguém, e isso é o que tem me mantido forte, dia a dia, cidade a cidade, e que me dá vontade de continuar!

    O amor que eu tenho aqui dentro, que carrego comigo, e que eu espero que consiga transmitir me faz continuar!

    O ano com certeza não foi fácil, e ninguém saberá julgar ou entender o seu ano, a não ser você mesmo que passou por aquilo, mas não importa, há sempre um novo ano pela frente, uma nova oportunidade, se você se permitir.. E não é preciso esperar por um novo ano para fazer diferente, a cada minuto você tem uma nova oportunidade!

    Eu estou aqui tentando aproveitar a minha, para voltar e fazer uma pessoa melhor que eu sou!

    Obrigada por ter me apoiado sempre, por ter me ensinado tanto, e por nunca desistir de mim!

    ResponderExcluir
  2. Tentar-errar-tentar-de-novo... me remte sabe aonde? A Barra da Lagoa! quando estragamos um dia e optamos de, ao invés de perder o restante, começar bem o restante que ainda tínhamos! Aprendemos muito naquele dia! Que recomeçar não precisa ser 'so no dia 1 de janeiro! Na manhã. Na segunda-feira! A qualquer hora é tempo e refazer, recomeçar e tentar de novo!!!Certo?

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!