Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vinte e um Papeizinhos... e outros bilhetinhos mais!

Segundo dia – 19 de novembro
Hoje é um dia especial! Dia de finalizar um enrosco grande do passado. Fim. Acabou. Agora, é começar a engatinhar para erguer os tijolos de novo. Passei em casa antes de ir ao trabalho, caindo as fichinhas do que significa o que aconteceu hoje...
Então, antes de sair, o celular toca. Número confidencial... “Oi?” e do lado de lá... “Mãããããeeeeeeee!!!!!!” Não emudeço, óbvio! Difícil me fazer calar. Até acontece, mas em situações bem extremas que me pegam de surpresa e me deixam sem ação. Mas ouvir sua vozinha me deixaria sem ação???? “Queridaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!”
Esta tecnologia é uma coisa absurda de boa! Se antigamente já era emocionante recebermos uma carta escrita com a letrinha da pessoa em nossas casas, numa questão de dias, imagine falar por telefone com alguém que está lá do outro lado do oceano! Que a internet faça milagres também, ao nos comunicarmos via email, via redes sociais, instantaneamente, via webcam, skype e etc, etc, reconheço todo este mérito. Mas, ouvir a voz ao telefone... Ahhhhhh... Não tem preço! Mesmo porque a voz é tal qual falarmos com a pessoa ao vivo! E eu aqui já andava me lamuriando que não teria o meu contato diário com a Gi! Que nada! Hoje compreendo a diferença de anos-luz para a distância de trinta anos atrás e a de hoje.
Quase sem falar rápido (quase não falamos rápido demais!) me relatou este breve espaço desde ontem às 18horas e hoje às 12h15’. O Hostell maravilhoso, melhor que hotel. De chip na mão e alguns créditos, ela e a Le dividiam o celular para avisarem cada qual a sua família que chegaram vivas e estavam lá congelando!!!! Frio, frio, frio pra caramba! E ela acabou descobrindo todos os meus bilhetinhos surpresas que espalhei dentro dos bolsos das roupas de frio, para ela descobrir quando já estivesse na Polonia. Que escrevi e dobrei como origami em forma de borboletas contendo mensaginhas e palavrinhas para acompanhá-la. Bobice minha! Lógico que a Europa é quase uma coisa só, em termos de clima. E frio na Polonia significa frio na Holanda, na Inglaterra, na Espanha, na Itália. Com certeza, ao aterrissar, ou antes disso, abriu a mochila e retirou de dentro dela o nosso humilde estoque de roupas de frio para colocar TODAS para se aquecer. E nisto, abrindo bolsos daqui e dali, foi descobrindo estes bilhetinhos...
Bem, estive passando os dois últimos dias com ela, nos seus intervalos entre uma prova e outra. E, enquanto eu ficava sozinha em sua casa, fui inventando algumas coisas para EU ir com ela em sua bagagem. De aniversário, foram 21 papeizinhos, 21 recadinhos, um para cada ano de sua vida. Escrevi para ela, um relato das coisas mais importantes de cada ano de sua vida. As mais marcantes. Como se fosse uma recapitulação. Aquelas “retrospectivas” que as redes de televisão adoram fazer! Foi gostoso! Relembrar pequenas coisinhas que fazíamos, clics, frases, momentos imperdíveis e que nos marcaram. Pra quem se acostumou a escrever teclando, imagine passar a tarde toda amassando os dedos na caneta! Como é maravilhoso escrever!!! Por pra fora coisas que ficam guardadinhas na memória do coração. E que conservam a seiva da alma. Não deixando a gente se endurecer. Ainda sobrava tempo e, então, dá-lhe papeizinhos! Recadinhos, bilhetinhos com mensaginhas, escritinhas a mão e dobradas todas em forma de borboleta, um origami que aprendi a fazer quando dava aulas aos pequeninos e que os encantava. Simbólico! Borboletas voam. Borboletas têm uma mágica que nos encanta e nos leva junto. Eu, de fato aterrissei com ela em Amsterdã! Em forma de borboletas que foram em seus bolsos. Clandestinamente, estou lá com ela. E aqui, estarei contando as proezas e aventuras que suas asas puderem alcançar.
Gi!! Este relato foi sobre você. Mas nem escrevi como se fosse pra você. Estava contando apenas como foi a arte de escrever bilhetinhos pra você ler. Lembra-se? No dia das mães, em sua terceira série, no Colégio Delta, as crianças tinham de contar num trabalho o que elas mais gostavam que suas mães fizessem para ela. A maioria em massa colocou: bolo de chocolate, doces, comidas. Não que eu não tenha meus dotes culinários, mas o que você escreveu ali me marcou pra sempre: meus bilhetinhos! Que assim seja! Mais um bilhetinho meu pra você!

6 comentários:

  1. Lindo Susi..adoro ler seus escritos...
    Muita sorte pra sua filha, onde ela estiver!!!

    ResponderExcluir
  2. O que marca ela e que ela repassa, já adotou o hábito.. marca registrada das japinhas Saito, ri muito quando cheguei em casa e vi um recadinho seu para mim.. tudo de bom, mesmo!! beijo, Rafa!

    ResponderExcluir
  3. Como é bom declararmos nosso amor a quem amamos!

    Nilma, só de estar lá, já há um sorrisão em seu rosto...

    Rafa... por isso as palvras são mágicas! Registram... Contam... Revelam... Eternizam...

    ResponderExcluir
  4. E ela herdou isso de você, sabia Suzi?
    Lá em casa tem uns 3 colados no meu mural. haha Não tem coisa mais gostosa do que um recadinho surpresa no meio do dia.
    Eu comentei no post anterior, mas o blog pediu pra eu fazer um login em alguma conta e acabou me direcionando pra outra pág, perdendo o que escrevi. Mas estou por aqui, acompanhando tudo.

    Grande beijo.
    Tainah Lins- Tatah

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Tatah! Tão bom saber que ela preserva estas coisinhas pequenininhas e que fazem tão bem... Volta e meia, eu acho bilhtinhos de meus filhos por aí, lá em casa. Coisa mais deliciosa ler palavras escritas há tempos e nunca deixam de ser atuais! E vai adorar ler seus recados aqui! Não sei o que houve. Tente de novo, qualquer coisa, me fale, pra eu ver se é algum problema na configuração! Beijo!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto demais de acompanhar as coisas por aqui!

    Tá corrido, e aqui em Londres mais difícil acesso, mas meu amor não diminui, só aumenta por vocês!

    Ahh mãe, adorei a foto de fundo do blog!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!