Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

domingo, 18 de dezembro de 2011

“Pois quem ama e fica, nunca fica de fato só. E quem vai, nunca segue sozinho!”

18 de dezembro de 2011.
Primeiro Dia: Você acabou de mandar uma mensagem, a última antes de decolar! E até agora, segurei as pontas pra não chorar de saudade. Ao enviar uma resposta pra você, já sabendo que não haverá mais nossas mensagens da TIM a toda hora, já me deu aquele aperto no peito e o choro veio.
Falamos em saudade. Falamos em ir junto e permanecer juto quando existe o amor. Sim! Eu sei que estou aí com você, em teu coração. Imagino cada coisa que deve estar te passando em tua cabeça, o que você está falando com a Le, ao teu lado. Devem estar olhando pela janela, se tiverem a sorte de cair perto de uma, já que estes aviões internacionais são bem maiores do que aqueles nacionais que você já voou, uma única vez, de Porto Alegre pra cá! Imagino o friozinho na barriga, a ansiedade. Imagino você falando pra Le “Agora é de verdade! Agora é pra valer!!!!” E um “Estamos indo, Leeeee!!!!”
Cada conquista tua até chegar a isto, este teu vôo hoje, foi curtido, desejado, esperado. É uma vitória. E por ser assim, algo tão sonhado e buscado, até agora, só tivemos alegria em ver que estava tão prestes a acontecer. De maneira nenhuma, agora, chama-se tristeza o que sinto no peito. É saudade! É um aperto no coração que comprime até fazer sair um choro. E vejo que o choro de saudade é um choro egoísta. De sentir a falta que a pessoa amada nos faz! Parecido com a saudade que sinto da vovó. De pensar que não mais poderei ir lá, ficar juntinho passando um tempinho com ela, alugando-a, fazendo-a rir, massageando-lhe as pernas inchadas, conversando à toa, ou lhe dando um conforto em palavras daquilo que ela não achava mais. Eu sei que você vai voltar! Eu sei que ainda tem um tempo pra passar com a gente aqui perto, até resolver o que fazer com a faculdade e após a faculdade. Mas, grudadas do jeito que somos, mais as facilidades do celular, falávamos diariamente, ou quase. E mandávamos mensagens aos montes. E agora, veio o vazio... O celular não será possível usar, é muito caro! E o coração se comprimiu pela falta que você vai fazer, sem eu sentir você pertinho, como sempre fazíamos pra acalmar a saudade que dava, aplacar a falta que fazia estarmos juntas pra contar qualquer bobeirinha, uma novidade, um sucesso, Pra chorar um pouquinho, alguma tristeza...
Sei que existe, sim, a internet! Mas você não estará instalada em uma casa por lá. Ficará em Hostell. Alojamentos. Não terá esta facilidade de acesso à internet, às redes sociais como temos por aqui! E adoramos recadinhos... Por isso, uma das coisas que farei neste tempo longe, é te escrever um pouco a cada dia! Assim como te perdi um “Diário de Bordo” da tua viagem, escrevo o meu “Diário de Porto”. Porto seguro! Aquele onde você sempre pode voltar, regressar desta viagem e de todas que virão ainda! Pois é daqui que você partirá, a cada partida. Pois tuas coisas estão lá, em Maringá, no teu quarto. Mas o ponto de partida da gente, quando nos embrenhamos na busca de um sonho é o nosso berço. Nossa família. Então, teu porto seguro para cada um dos teus sonhos, sempre será aqui!
Temos alguns rituais bobos. Mas nossos! Eu sentia a necessidade de estar a sós, quietinha, no mesmo instante em que você estivesse decolando. Queria mentalizar você nas nuvens... Subindo, alcançando o alto, imaginando o teu sorriso... Você, talvez, tenha se segurado pra não soltar aquele nosso gritinho de “yessss!” quando o avião descolou do chão! Já faz uma hora de quando você enviou a mensagem de que já estava quietinha sentadinha no avião, esperando decolar. Agora, talvez até já tenha se acalmado. Mas se bem te conheço, está a mil, ainda conversando com a Le! Se ela pegar no sono, você fechará os teus olhos e ficará imaginando a viagem... Sonhando... Porque, a bem da verdade, com a correria louca que foi as tuas últimas semanas na UEM, São Paulo, exames, provas, reuniões, você nem teve tempo de ver cair as fichinhas de que você, realmente, já estava indo. E você... ESTÁ INDO!
Sabe, percebo o quanto as palavras têm o poder de ligar as pessoas! Estava com o coração apertadinho. Saudade. Choro egoísta de quem sente falta de quem se foi. E você me conhece bem. A necessidade que tenho de escrever nestas horas é quase tanto quanto a de respirar! O corpo sabe bem o que faz bem. E ao vir pra cá pra dedilhar já fui me acalmando, pois, te escrever, saber que estou falando com você pra você ler daqui a algum tempo, me faz sentir você pertinho de mim. Nos liga! Rega e aquece nosso amor. E mantém a cordinha que liga duas pessoas que se amam e não estão juntas fisicamente, unidas.
Falei pra você que você, mesmo de longe e por estar longe, me faria um grande bem. Me faria fazer o que mais gosto: escrever! E cá estou! Iniciando meu “Diário de Porto” pra você saber o que vai indo por aqui, enquanto você está aí. Para resgatar um velho e tão mágico hábito. O escrever cartas a quem se ama! E fortalecer, em nós, um velho hábito nosso que cultivávamos que era o de escrever bilhetes... Nisto, nós duas somos muito parecidas. Somos meio duronas pessoalmente. Com cara de eficientes, brincalhonas, mas sérias. E expressamos melhor por palavras escritas, os nossos sentimentos... E temos feito isto. Estou, ultimamente, transbordando palavras pra te dizer o quanto me orgulho de você estar realizando um sonho teu. Pois ele tem valor maior, muito maior por ser algo conquistado por esforço teu. Não foi bancada por mesadas, nem “paitrocínio”, nem “matrocínio”. São tuas economias. Você desenhou este sonho, planejou-o e, agora, está começando a andar por ele! A enxergar as cores deste céu novo. A respirar o ar novo. Logo avistará os mares novos. Conhecerá novas pessoas, novos desafios. Aprenderá uma nova língua. Por isso, ultimamente, brotou tanta coisa pra eu te escrever. Porque, se falamos melhor por palavras escritas daquilo que está cheio o coração, então escrevemos! E hoje, meu coração transborda de alegria por você. De saudade de ter você pertinho. De certezas de que tudo até agora valeu a pena. De desprendimento pra curtir o seu vôo sem mim. De convicção de que está tão pronta pra este vôo e tão certa que num momento destes em que não posso estar junto, há um Pai maior que te acompanha com asas muito maiores, imensas, infindáveis, onipresentes. Que te acompanharão e te protegerão. E te levarão pelos melhores caminhos!
“Pois quem ama e fica, nunca fica de fato só. E quem vai, nunca segue sozinho!”

2 comentários:

  1. ..deixa um pouco de si, leva um pouco de nós!

    Senti algo muito próximo a tudo isso, o frio na barriga por ela, vários nós na garganta quando falamos, quando li uma msg, e também compartilho da felicidade, pois melhor do que realizar um sonho, é ver uma pessoa que amamos realizando um tão planejado e desejado.

    Como falei pra ela, em clima de despedida tudo acaba se confundindo com dor mas que se for ver bem no fundo, é apenas uma mistura de saudade, alegria e amor..

    Excelente viagem a ela, que aproveite cada segundo, já aguardamos ansiosas pelas sua volta! TE AMO.. beijooo, RafaSimionato!

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeei, e sabe que você é meu porto seguro, sempre!

    Vou mandando notícias sempre que der mãe!! :D

    te amooo

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!