Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

NADA, NADA É POR ACASO!

Vigésimo sétimo dia- 13 de janeiro

Começo pelo seu post de hoje:
http://gisaito.blogspot.com/2012/01/brodnica-13jan.html

“.. e no caminho eu fiquei pensando vááárias coisas, bem típico meu, e parei para pensar que em 5 dias, 900 estudantes passaram por mim, e tudo o que eu falei de certa maneira pode trazer efeito para eles.. Pensei em cada pessoa que tentou se aproximar, e tentei imaginar o tamanho do impacto que cada pessoa pode levar consigo, como teria sido se nós, AIESECos não tivéssemos ido lá, não que eu ache que seria melhor ou pior.. mas isso me fez entender um pouco mais de quando nós falamos na AIESEC de impacto.. Ouvir as histórias dos estudantes sobre viajar, outros países, sonhos de conhecer outros países viajando, me fez lembrar do meu sonho, e de como é bom hoje desfrutar dessa realidade! Deu força para seguir para tentar conhecer mais pessoas, e talvez deixar nelas um pouquinho de esperança ao contar como foi para mim poder viajar.. “ (Giovana Saito)

“Gi... pode crer... Quando li a parte onde você relata seu retorno no bus, na volta a Torun, pensativa, pensando em TUDO o que aconteceu na semana, eu estava lá com você, olhando pra você. Sei certinho a carinha que você estava, olhinhos perdidos lá longe, olhando a janela, relembrando... E vejo: como é bom acumular lembranças! E como é bom produzir estas lembranças no hoje, no agora! Ler você relatando que passaram 900 adoles por vocês, que você sabe que suas palavras, seu sorriso confiante, seu testemunho sobre o teu sonho se realizando HOJE pode despertar outros mais a buscarem seus sonhos próprios, me emocionou... De verdade! emociona-me ver você sentindo exatamente o que um professor sente na pele ao ver seus pupilos crescendo, ampliando o alcance de seus olhos no horizonte. Descobrindo que suas asas podem ir um pouco mais além... É indescritível esta emoção! É lindo te ver crescer junto deles! Pois ser professor é isto: Acreditar e agir para que você esteja ajudando outros a crescerem - e de fato colaborar nisso – e, surpreendentemente, descobrir-se crescendo junto com eles!” (Susi Saito no blog “Diário de Bordo”)

Gi, hoje, fiz diferente! Ao invés de escrever primeiro, quis ler primeiro. E quem me conhece sabe que tenho o grande defeito de mais falar do que ouvir e mais escrever do que ler! Mesmo gostando muito de ler, me flagrando de vez em quando fazendo aquelas leituras “the flash”, de vez em quando, onde eu leio um livro NUMA sentada, minha ânsia, ultimamente, tem sido tão grande por escrever, que esta minha inquietude tem me feito disparar letrinhas incessantemente! Foi a vontade de ler o teu blog que me freou e me presenteou com esta leitura gostosa, um deleite em ler sua experiência na mais nobre das profissões: o desenhador de sonhos – leia-se: PROFESSOR!

Sou suspeita ao falar de uma filha escrevendo. Imagine, logo eu que adoro escrever. Quem é corredor e sabe da minha paixão por correr, se surpreenderá ao ler minha confissão: minha paixão por escrever é maior do que correr! Admito! Nem eu mesma sabia disto! E assistir de camarote, de longe, porém tão próxima, você descobrindo as sensações a satisfação, a ESSÊNCIA do que significa SER PROFESSOR e, melhor, ler você relatando nesta forma poética que é ESCREVER diretamente do coração... Ahhhhhhh... Não tenho como expressar tal é a satisfação minha...

Vejo e descubro que esta nobre e bela profissão, tão mal utilizada por pessoas que caem nela e não tem iniciativa para saírem por pura incompetência de procurarem algo mais condizente para atuarem, possui uma essência tão peculiar, tão poderosa, tão infinita na sua capacidade de influenciar pessoas, definir futuros, abrir horizontes, desamarrar asas que já existem e que nunca foram enxergadas, ou sentidas. Quem nuca se apaixonou ou odiou, com igual intensidade a um professor? Quem nunca passou em branco numa disciplina, sem entender patavina, simplesmente porque “pegou” professores desapaixonados pela sua “matéria” e apaixonados pelo seu próprio umbigo, incapazes de saírem de dentro de seu casulo egocêntrico de achismos e narcisismo para fazer desperta em seus alunos o CONHECIMENTO? Quem nunca pegou um professor que dava aulas sem concentrar seus olhos dentro de um livro, sem amarrar o seu “trem de decolagem” e que parecia viajar ao falar de sua “matéria” com tal paixão, com brilho nos olhos, que por mais complicada que fosse sua disciplina, o interesse por aprender e apreender sobrepujava a complexidade e toda a dificuldade tornava-se mínima, pois, de maneira mágica, você parecia ser tele-transportado àquele mundo complexo e que até hoje te faz relembrar de cenas, ou do rosto daquela professora, ou de seu nome, ou de seu sorriso?

DESENHADOR DE SONHOS! Assim, descubro, posso definir esta bela e poderosa profissão! Desejando e dedicando-se, todo professor pode despertar olhos, fazer perceber asas que já existem e que não foram usadas. Incrível é, que você foi colocada (Deus?) numa terrinha onde está limitada em seus recursos de falar com palavras. Nem em português, nem em inglês. Em ambas, você se comunica bem. E você possui uma desenvoltura invejável em se comunicar. Sabe disso! E, ao invés disso, caiu na Polônia... Sabe por que???? Porque é em TEUS OLHOS que teus alunos enxergarão e entenderão a essência do que você diz! É em teu sorriso largo e franco que eles decifrarão a importância de SONHAR e REALIZAR! As palavras em inglês, ou polonês, apenas complementariam... A tua linguagem corporal diz tudo! O teus ENTUSIASMO convence. NADA, NADA É POR ACASO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!