Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

domingo, 8 de janeiro de 2012

MARATONISTA DA VIDA – no Pórtico da vida!

Vigésimo segundo dia – oito de janeiro

Que delícia falar com você hoje! Eu pretendia acordar cedo e te achar na internet. Mas praieira que sou, fui dar um passadinha rápida na “minha” praia do Brisas... Pra pegar o sol fraquinho e talz e voltar logo pra casa, na hora do sol forte e escrever, conectar, te achar e tarará... Mas, então, tagarelas que somos, tenho feito novas amizades aqui na nova casa, assim como você aí! E passei da hora... Vê que coincidência? Você aí, eu aqui, mas passando por experiências parecidas... Estou num lugar novo, conhecendo as pessoas que vivem aqui! E aí vemos a importância do ato de FALAR! Pode? No “meu tempo” de escola (horrível esta frase, mas pura verdade!!!), Língua Portuguesa, nem sempre teve este nome. Foi também: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. Gosto desta idéia! Porque a Comunicação é tudo! Veja só! Você disse nunca ter feito tanta mímica! E, sem falar polonês, sabendo poucas e pequenas frases, tem conseguido se comunicar!!! Não é fantástico?

Bem, impressiona-me como as portas vão se abrindo, à medida que se vai dando os passos! Uma vez li numa daquelas mensagens que costumam mandar por email e, às vezes, descartamos sem ler por acharmos bobageira, que Deus não pediu para o seu povo esperar o mar se abrir e só então caminhar através dele já seco. Era para por o pé na água e ir adiante! Crendo! Pois, assim, ele se abriria à medida que seu povo avançasse os passos através dele! Percebe a diferença? Sim?

Crer é o ato de seguir na direção, mesmo que os olhos não estejam avistando, ainda! Sonhar é o ato de crer e já estar dando os passos, ainda que a razão não compreenda como... Você, hoje, pra mim representa a concretização de que SONHANDO, CRENDO, SEGUINDO determinada, preparada, disposta a encarar o NOVO SEM MEDO, intransponíveis são transpostos! Considere-se uma MARATONISTA DA VIDA! Subir num avião, rumo ao desconhecido, tendo uma vaga idéia do que encontraria lá, foi o equivalente a nós, maratonistas, a transpor o muro dos 30 pela primeira vez! Não sabemos ao certo, se conseguiremos, se suportaremos, temos uma vaga idéia de estarmos preparados pra isso... Alguns até passam por ele. Mas ao verem em torno de si tanta gente cansada, sucumbindo, desistindo de seu sonho de concluir os 42, abate-se também, deixa de CRER e pára...

Você está ai. Há km à frente, ainda. Mas estes, considero, são o após os 42! Pois, mesmo diante de tanta dificuldade, de tantos motivos plausíveis que justificariam você deixar esta idéia maluca de lado, você desenhou este sonho, segurou a chama, não desistiu e FOI! Se decolar no avião foi a LARGADA DA SUA MARATONA, aterrissar, considere, foi a SUA CHEGADA! Não importa o que acontecer daqui pra frente! Dizemos, na corrida, que uma vez MARATONISTA, SEMPRE MARATONISTA! NINGUÉM tira isto da gente! Gi... NINGUÉM, NUNCA, JAMAIS TIRARÁ ISTO DE VOCÊ! Você sonhou-acreditou-planejou-buscou-e-venceu! Alguém me diz que isto não é passar pelo pórtico da vida no seu maior desafio?

Se eu sou tua mãe maratonista, saiba, agora, que você é aminha filha MARATONISTA DA VIDA! Treinou duro pra isso, cumpriu duríssimas planilhas... Horários, planejou estratégias, largou e chegou... Orgulho infinito! Como você diz, em seu comentário no meu post, orgulho do bom, do bem! Nada de “metidez”! Mas a boa e leve sensação de ver o ente amado realizando coisas e sorrir junto! Ter prazer junto e de longe de saber o quanto o outro está feliz! O tipo de orgulho que se está feliz por ver o outro feliz. Diria, DELEITE MÚTUO!

*Observação: Às vezes, planejo escrever algo, a partir de um tema e fujo totalmente da idéia! Te falei que escreveria hoje sobre o “Fui eu que fiz!”... Bem, fica pro próximo! Hoje os dedinhos caminharam pra te eleger a minha maratonista predileta! A minha anja que nem sendo corredora me buscou nos momentos mais marcantes da minha vida! Na minha primeira maratona, em Curitiba, momento sublime, de êxtase, de vitória, sem dor alguma e alegria absoluta!

http://clicandoeconversando.blogspot.com/2010/12/historia-de-uma-maratonista.html

E na minha segunda maratona, também lá, um ano depois, num momento de dor, de insitência- persistência-teimosia onde sem saber se terminaria, depois de tantas lesões durante o período de treino, me dei a chance de ir para desistir dela, se fosse necessário. Mas, quando as pernas não agüentam mais, o coração leva! E o coração me levou km após km com dor, até a alegria de passar pelo km 34 ser maior do que dor alguma. E saber, ter a certeza de que eu teria alguém na chegada me esperando... Só quem passou por isso, sabe do que estou falando! Avistar a pessoa amada nos últimos metros de uma maratona te esperando pra correr junto de você os últimos metros nos injeta algo indecifrável! As dores desaparecem. A energia é transmitida. O amor transcende. Filha, sem saber, você foi meu Porto Seguro para eu chegar. Superar tantas coisas que rodaram na minha cabeça nos 42 km de Curitiba em 2010. E termos um porto seguro para chegar é a força que precisamos para não desistir NUNCA!

Bem, isto daria outro post! Mas fica por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!