Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Viagem pra onde?

Vigésimo dia – 6 de janeiro
Contagem dez a dez! De décimo, passando pros vigésimos, logo, logo os trigésimos até chegar nos...???? Vai ficar aí até os sexagésimos???? Ui!!!!!

Bem, é bom escrever assim, no começo do dia! Se bem que no horário britânico, são 10 da manhã aqui e seria um horário de estar fazendo almoço... Cuidando da casa... Fazendo contas... Mas como no meu horário brasileiro de férias, não “to nem aí” pra estas coisas, fico por aqui fazendo o que dá na telha! Café da manhã tomado, biquíni colocado, fazendo algo que adoro (escrever...) e depois, a praia de mentirinha que posso ter!!!

Estava viajando em meus pensamentos... E bem é disso que dependem nossas viagens! De viajarmos primeiro em pensamento pra depois por em prática, aquilo que desejamos. Antes, ainda de pensar uma viagem, junto com o desejo, é preciso ter um coração desperto pra sonhar estas viagens... E isto, vejo eu, começa de berço... Ter pessoas que nos influenciem a ver, respirar, cheirar, tatear, saborear viagens... Pra depois, crescer apreciando isto!

Nem digo que seja necessário “grandes” viagens. Eu me lembro que as nossas pequenas expedições incluíam pescarias debaixo da ponte do Rio Tibagi, logo ali na cidade de Jataizinho! No tempo em que tudo ali era mato, terra/barro, sentava-se no barranco, pedra, toco, ou quando muito, em banquinhos dobráveis que meu pai levava. Pegávamos minhoca no quintal, colocávamos em latinha de Nescau que tinham tampa pra elas não fugirem no meio do caminho, com o cuidado de fazer furinhos na tampa com prego, pra elas respirarem!!! Meu pai preparava as varas de bambu pra gente. Colocava bóias coloridas, levávamos lanche e eu nunca entendia direito como funcionava aquela vara esquisita dele, de molinete! Porque ele arremessava longe e ficava rodando, rodando para a linha ir se aproximando...

Não tenho idéia de quantas vezes fomos pescar com meu pai! E estas pequenas aventuras incluíam a margem privilegiada do mesmo rio, entrando pelo Çlube de Campo do Café, de onde éramos sócios “remidos”! Quem se lembra desta modalidade neste fadado segmento de clubes? Éramos sócios de três clubes!!! Não é à toa que eu sou vidradinha em ser, ainda. E gostar de piscina, pic-nics no clube, passar o dia à toa nos finais de semana...



Em tempo de férias, tenho recordações de viagens com meus pais, eu e minhas irmãs para praias, principalmente para Santa Catarina! Para os lados de São Paulo e Rio de Janeiro, também! Também visitávamos muito seus parentes, tanto nas viagens, como aqui mesmo em Londrina. Como já disse, as rodinhas nos pés, creio, herdei dele!!!

Este espírito “viageiro” é algo que você nasce com ele! E, logicamente, dependendo de com quem convive, desperta ou adormece ele... Em mim, juntaram-se ambas as coisas. Não poderia dar outra coisa: desde sempre, há em mim, uma sede de ir pra lugares novos, voltar aos que adotamos como nossos, buscar sempre o vento que sopra do lado de lá! E, como o vento não estaciona em lugar algum, estou sempre correndo atrás dele!

Creio que a decisão de viajar parte da vontade de conhecer lugares e pessoas diferentes. Buscar o horizonte. A sede de não estagnar, não ser sufocada pela mesmice que a rotina impõe. Não é que não se saiba parar num lugar só, quando é preciso. Mas ter os olhos postos sempre além, ajuda a não criar teias de aranha na alma. Não criar mofo, bolor, enferrujar o cérebro, as articulações, os ossos, endurecer os músculos, inclusive do coração...

Concluo, então, que o desejo de viajar tem a ver com esta viagem suprema que é a VIDA! Pois, ao se desejar prosseguir, ampliar os caminhos que se não esticados pelos nossos “longos”olhos, restringem tanto, limitam, encurtam, sufocam é uma forma de esticar nossos já contados anos de vida! Pois dentro de um mesmo número de anos põe-se mais vida... Como já dizia um velho ditado,não é a quantidade que importa, mas a qualidade! Verdade absoluta! Viagens injetam cores, ares, momentos únicos, rodagem, CONVERSAS, LEMBRANÇAS, IMAGENS, CARTAS E SONHOS à vida. Talvez, por isso, minha alma seja assumidamente andeira/viageira, e ao nomear meu primeiro blog, tenha juntado a palavra CLICS a coisas essenciais para mim!

Quem não possui alma viageira, mesmo estando na estrada, em outros lugares, não viaja, de fato. Tem os pés longe e o coração preso à casa, às obrigações de sua mesma rotina. Não descansa, não se liberta daquilo que o enclausura. Sai de seu teto, leva o seu dia junto. Quem possui a alma viageira, viaja até mesmo pelas mesmas paradas, até mesmo em seu próprio local de morada. Pois SEUS OLHOS buscarão viajar de forma diferente. É a maneira de ver o seu arredor que determina se você está passando apenas, ou se está viajando pela vida.

Viajar pra onde? Pergunte ao seu coração! Ele irá te dizer... Mas que esta conversa seja sincera, que você busque a resposta lá no fundo do seu coração. Nada de fazer aquilo que “deve” ser feito. Mas o que se deseja fazer. O coração, no fundo, sabe. Ahhhh, sabe...

2 comentários:

  1. Engraçado né, acabei de falar de telepatia no outro comentário, e cheguei nesse aqui, e você falou exatamente o que havia postado em outra láá trás! hahaha

    Eu tirei parte do dia hoje para ler o teu blog, e vim fazendo de trás para frente, do mais antigo para o mais recente, e neles eu vim comentado.. Falei exatamente em um deles que o vovô tinha nos doado esse sangue aventureiro, e cá está sua opinião, que por sinal é igual a minha! hahahah

    Que delícia essa telepatia!

    Bom ver que pode passar tempo, podemos estar do outro lado do mundo, mas que o amor que nos une é sempre maior que todas as coisas!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente o que se passou comigo! conforme fui lendo seus coments outro dia, na seqüência, de cara já pensei nisso também!

    Hoje, fui eu que tirei o dia pra te respnder no blog! Pois eu já havia lido tudo, mas ão havia respndido...

    Ainda vou postar o dia de hoje! MAs que delicia é nos falarmos desta forma!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!