Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MAESTRIA!

Trigésimo primeiro dia – 17 de janeiro.

Tenho lido o livro “O monge e o Executivo”. Que grata surpresa! É mais uma quebra de paradigma para mim! Pois criei uma certa resistência a livros de auto-ajuda, por não apreciar o objetivo de vários autores em se manter numa linha muito mais de estrelismo do que de semear palavras que façam a diferença na vida das pessoas que as leiam! Fico um pouco receosas com livros que se tornam Best seller, pois, nem sempre a quantidade de livros vendidos é fiel à qualidade da literatura. Haja visto os programas campeões de Audiência de qualidade duvidosa,pra não dizer, descaradamente inexistente...

Bem, a questão é: Como foi um livro que foi um sucesso estrondoroso de vendas no Brasil, além de outros países, e ensinava algumas formas de liderança, fiquei com meus dois pés atrás! Pura bobagem, pois para fazer qualquer julgamento, primeiro, é preciso conhecer! No caso de um livro, obvio, eu teria de primeiro ler! E, isto, eu me recusava!

O que parece ser, então, uma firme posição de valores, passa a ser algo com outro nome: PREPOTÊNCIA! É a recusa por conhecer outras opiniões, outros pontos de vista, linhas de raciocínio desconhecidas, ir de encontro ao novo, para conhecer e depois, ainda que não se concorde com ele, respeitá-lo. Mas isto não acontecia, justamente, por eu me manter vacinada contra literaturas que não fossem aquelas que eu já compartilhava como parecidas com minha forma de ver a vida! Fica fácil assim! Você só lê quilo que diz “amém, amém, amém” pra você, e nada te contradiz, se contrapõe com você, não te cutuca, não te incomoda, não te contraria. Cômodo! Mas nada enriquecedor!

A cabecinha parece fervilhar com tantas informações novas, que se for pensar bem, nem são assim tão novas! Poderia dizer que é um RE-organização de velhas idéias que não eram percebidas e usadas da maneira correta! Interessante que cheguei a escrever coisas que, juntadas ao que li ontem, soam ser muito parecidas. E uma coisa eu tive bem clara: ao ler sobre liderança, suas características e toda a discussão que ocorre no enredo do livro, uma pessoa me vem à mente: você, Gi!

Então, penso... Você, há muito tempo atrás, leu este livro. Recomendou-o, mas eu, firme em minhas opiniões, não me interessei em ler! Diria ter me arrependido de não tê-lo feito antes, se não tivesse a convicção de AGORA ser o tempo certo para eu ler este livro! Fico impressionada em como ele usa as palavras com maestria!!! Não há outra forma de descrever... MAESTRIA! A arte de reger letras, palavras e frases, na seqüência perfeita para formarem uma sinfonia! O autor casa as palavras, num conjunto em que seu intuito de nos passar suas idéias acerca da liderança, atingem o alvo, nem além, nem aquém do tempo necessário. Usando o melhor cenário, os personagens ideais. Uma aula didática perfeita, onde os exemplos são apresentados como perfis diversos que questionam, exemplificam, perguntam , duvidam e por fim, compreendem o significado do que vieram buscar no mosteiro.

Ainda não acabei de ler! Pois assim, é uma forma prática de eu não me exceder nem só numa coisa, nem só em outra. Vou guardando um tempo para cada coisa. É certo que estou apreciando, saboreando a leitura como há tempos não fazia! E pude constatar que você, querida, é hoje, dos meus melhores modelos de liderança! Bondade, humildade, benevolência, amabilidade, leia-se amor ágape, desprendimento, e uma doação de si mesma aos outros, sem se importar em si mesma, que é raro de se ver!

Enfim, filha. Hoje, escrevo vagueando nas palavras, pois precisava muito te dizer isto. Não é à toa que as pessoas te admiram, se afeiçoam a você, são cativadas por sua amabilidade e se dispõe tanto a te ajudar, sem intenção de receber, sequer, algo em troca! Pois VOCÊ se doa aos outros. É natural que receba de volta, este carinho e atenção, também!

Bem, sabe que passar as férias em casa não está tão rum assim! Pelo contrário! Estou fazendo, exatamente, o que me propus a fazer! Comportando-me como se estivesse em Bombinhas, aberta às novas amizades, tenho conhecido nossos novos vizinhos, novas amigas no prédio onde moramos, usufruído a piscina, como nosso mar, me desapegado aos horários de comer, dormir, obrigações. Nada de mais! Nada de grandes coisas! E tenho RE-descoberto prazeres assim! Coisas poucas, coisas bobas! Mas, coisas boas de se ter e fazer! Re-conhecendo o mundinho imediatamente ao meu redor, onde meus braços podem alcançar hoje, para depois buscar outros vôos mais longe...

2 comentários:

  1. Eu adooooro esse livro! Acho ele uma preciosidade, como expoe e faz refletir :)

    Não sou tudo isso, nem metade disso ai não..hhahaha.. mas eu gosto de estar com as pessoas e me colocar a disposição delas :D

    E talvez você entenda agora quando eu falava te amor ágape ;)

    ResponderExcluir
  2. Preciosidade!! Definiu bem!

    É (tudo isso) e não sabe! E como eu ouvi uma vez, sobre o "escrever" você tem de saber disso e tomar posse disto! É dom! Você pode fazer muito com isto! Já está fazendo.

    hoje, passamos a manhã conversando sobre isto... Horas! eu e o Marco! amor ágape! Muito bom...

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!