Quer participar de nossa conversa?



Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

Para isso, clique em "comentários" e digite suas palavras na janela que se abre. Se você tiver um pefil já definido (Google, WordPress, Nome/URL, etc) é só selecionar, senão, pode selecionar a opção "anônimo", aí é só "publicar"! Se quiser, identifique-se com seu nome e e-mail, ao final, pois assim, poderei fazer contato!



Bem vindo a bordo no Diário de Porto!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Luzinha do “ON” – Desenhadoras de Sonhos!

Vigésimo sexto dia – 12 de janeiro

Vou transcrever aqui, uma parte da postagem que fiz hoje, no outro blog CLICS:
http://clicandoeconversando.blogspot.com/2012/01/o-primeiro-movimento.html

“Bem, nos últimos dezesseis dias tenho escrito diariamente no blog “Diário de Porto”. Muitas vezes, começo a escrever e conforme as palavras vão indo, o rumo tomado, acabo postando no meu outro blog “Clics”. Hoje, por exemplo, foi assim. Ia escrever a carta para minha filha, pois foi um propósito que assumi de escrever uma carta por dia para ela, enquanto ela estiver em viagem. Uma forma de dar colo estando longe. De manter nossas conversas em dia, ainda que a leitura não aconteça todo dia. Mas que o “passar um tempo” de mim para ela aconteça DI-A-RI-A-MEN-TE... Isto é o segredo! E este propósito me faz ter força, vencer o sono para vir e escrever. E sei que lá longe, ela saber que todo dia eu lhe escrevo, a faz sentir-se mais aconchegada no meu colo, sentir o quentinho do porto seguro pra onde ela pode voltar e ter a certeza de que estamos CO-NEC-TA-DAS! E conexão, sintonia significam ao pé da letra: ligar um ponto ao outro, procurar a freqüência, o canal por onde a comunicação se fará melhor e facilitar a comunicação entre o ouvinte e o locutor. Manter acesa a luzinha do “ON”...”

Sabe, querida, amar requer DEDICAÇÃO. Nasce, com certeza de uma EMOÇÀO que nos pega, muitas vezes, desprevenida, de surpresa. Mas para ser vivido de fato, depende de DECISÃO. Lembra quando eu falava? Que amar somente não basta. É preciso ter decisão para viver um amor. Pois senão, ele não acontece...

Comecei a escrever hoje à tarde, como de costume, uma carta para você. Mas algumas vezes, vejo que o que eu escrevo fica mais apropriado para o outro blog do CLICS. Então, postei lá. Mas transcrevi para cá, algo que diz respeito a nós. Lembra que outro dia escrevi sobre nossos rituais? Pois então! Não é rotina aquilo que serve para alimentar. É alimento. As famílias precisam cultivar tempo junto. Os almoços de domingo na sogra, na mãe, na irmã precisam parar de ser vistos como algo que “tem de ir” para ser algo que ainda existe porque ainda há amor ligando as pessoas. CONEXÃO!

Algumas coisas têm de ser regradas. Demonstrações de afeto não estão na cláusula do contrato, mas se não acontecem esta ausência vai fazendo murchar qualquer afeto existente. Você vai passar alguns pares de dias fora. Poderia receber notícias esporádicas. Olhar alguma atualização tua no facebook, de vez em quando, mandar, ou receber algum e-mail. A internet é rápida! Mas, com exceção do e-mail que é uma comunicação pessoal, recados em mural, comentários em fotos são um recado coletivo e nunca, nem de longe substituirão a palavra que se escreve de UMA pessoa para UMA ÚNICA PESSOA do outro lado. E ponto!

O fato de eu ter me predisposto a escrever no blog que criei quando você partiu para sua viagem me fez ter uma meta. Manter o botãozinho sempre verde. A nossa conexão não cai nunca. Estamos “ON” todo dia. Ainda que a escrita não coincida com a leitura. Não importa. As datas comunicam quando foi escrito. E, como você mesma falou em seus comentários que eu ainda não respondi, mesmo tendo tempo passado, percebemos ter passado por pensamentos parecidos ao mesmo tempo. Seguindo raciocínios, sentimentos diante das mesmas coisas. CONEXÃO!

Sei e você sabe que esta conexão independe de demonstrações diárias de cartas. Mas DEDICAR TEMPO DIÁRIO a manter a luz verde, alimenta, aquece e cultiva este amor. Falhei num dia por sono. Não consegui entrar na internet antes da meia-noite. Seguidinho nos falamos e você me disse que não havia problema. Você sabia que estou com você TODO DIA! Ontem, a conexão falhou. E, coincidentemente, ao escrever, enfoquei isto: conexão. E você sabe o quanto gosto de passear nas palavras, brincando com elas. Então, nesta brincadeira de escrever, vi que o que precisamos é manter a luz verde acesa. Assim como viajar só não basta. Para eternizar os momentos, vocês estão clicando por imagens e depois, registrando com palavras tudo o que estão passando e vivendo. Faz durar! Eterniza momentos. A minha velha frase:
"Gosto da mágica do clic por isso: congela a cena. Eterniza sentimentos. Nos dá o passaporte para sempre lembrar...”

Escrever, querida, é um clic com palavras! Você, aí, registrando tua viagem. Eu, aqui, registrando o tempo em que você está longe, porém, tão próxima, nos dará o passaporte para sempre nos lembrarmos deste tempo. Como já disse na abertura deste blog: “Para registrar a realização de seu sonho para que nunca, nada a faça acreditar que sonhos são impossíveis!”

Lá na frente, quando o cansaço bater, a esperança de realizar coisas, buscar o horizonte parecer tão bobo, volte aqui, neste Porto Seguro. Sente-se, estique as pernas na mesa, ou deite-se na rede. Abra as histórias que desenhamos. Mergulhe! E viaje uma vez mais! Seus olhos brilharão e seu coração alçará vôo, de novo! E minará de dentro de ti a essência que nunca morre. Por mais que o tempo diga que não. Lá dentro somos-seremos sempre assim!

Desenhadoras de sonhos!!!

2 comentários:

  1. Eu bem sei, e bem concordo com o que disse, e sempre conversamos.. AMAR não é tudo, é preciso decisão, e dedicação..

    Não tenho tido tempo para ficar na net postando, e a semana foi cansativa, mas muuito, muuito proveitosa! Me propus a escrever pelo menos uma vez por semana, tudo o que tinha acontecido e juntar o pouquinho do que cada dia escrevo no caderninho.. e hoje consegui atualizar o meu filhote(blog), e meu diário de bordo dessa viagem..

    E você tanto falou de conexão.. e quando li:
    “Para registrar a realização de seu sonho para que nunca, nada a faça acreditar que sonhos são impossíveis!”
    só me fez ver o quão 'conectadas' somos.. bem hoje na viagem de volta para Torun eu estava pensando sobre sonhos, e como eles são alcançáveis quando você realmente quer.. e a minha frase de conclusão no blog hoje foi:
    "É gostoso sonhar muuito, sonhar algo.. mas melhor que é isso é poder desfrutar dessa realidade!"

    CONEXÃO, AMOR, SINTONIA.. coisas que entendemos muito bem, ou melhor sentimos e vivemos, pois certas coisas nem precisam de explicação..

    ResponderExcluir
  2. Filha...
    Vou nacrescentar mais um "D" a este texto: DEMONTRAÇÃO! Pois além da DECISÃO para viver um amor, da DEDICAÇÃO para aliemntar e cultivar, e necessário DEMONSTRAR... É isso que fazemos! Pequenos gestos, palavras simples, exemplo, carinho, atenção... Vejo que de tudo, o que mais valeu pra alimentar este amor é ESTAR JUNTO! Nada substitui a presença da pessoa ao lado, passando tudo junto... somente isto dá o suporte para, depois, voar sozinho, porém, não solitariamente! Pois o amor bem cultivado, liberta, possibilita o vôo e mantém o fio que liga, conecta e sintoniza na mesma frequencia...
    Sim! Certas coisas dispensam explicações!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado aqui. Logo mais passamos respondendo!