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Giovana, minha filha, viajou em busca de seu sonho. Europa e Polônia fazem parte do itinerário. Daqui, lhe escrevo cartas. De lá, em seu blog, relata a cada dia, tudo o que vem acumulando em lembranças.

Este espaço é aberto a todos que entram aqui para compartilharem este gostoso sentimento da SAUDADE! Que, por alguma razão, têm uma afinidade em lerem "Cartas para quem se ama". De verem em linhas, sentimentos que lhes são tão familiares. E, a mim, será um enorme privilégio poder ler suas impressões e comentários.

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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atendimento é tudo!

Trigésimo terceiro dia – 19 de janeiro

A frase te é familiar? Se é!!!! Como usamos isso, não, filha? E o quanto ela significa e revela...
Toda vez que precisamos lidar com alguma coisa, onde temos de ser atendidas, temos esta “mania” de prezar pelo atendimento... Fosse frescura, apenas, de nossa parte, não haveria tanta influência em resultados práticos. Atendimento é tudo, sim!!!!

Já estive em estabelecimentos bem conceituados em seu ramo, onde fui mal atendida e preferi sair e procurar outro estabelecimento concorrente, só por não concordar com a maneira de ser tratada. Já deixei de comprar produtos, pelo mau atendimento, a cara de pouco caso, a falta de conhecimento, o desinteresse e descompromisso do vendedor. Já parei para abastecer e saí de posto de combustível que anunciava um preço, mas que omitia as formas de pagamento aceitas naquele valor, por não achar correto anunciar em letras garrafais e agir de má fé com o cliente que pára e abastece achando que pode pagar das formas habituais em cartão de crédito e que na hora, lançam o “preço normal” maior do que o anunciado... Já saí de dentro de lugares que não zelam pelo atendimento e já fiz muita propaganda daqueles que gostei e vejo a preocupação em dar o melhor atendimento ao cliente.

Sempre tivemos o costume de prestar atenção neste detalhe. E sempre que topamos com pessoas atenciosas e educadas que trabalham com dedicação, gostamos de elogiar. E muitas vezes fizemos isso, indo direto na pessoa para elogiarmos. Pois da mesma forma que temos o direito de reclamar, é legal elogiar, também!

Esta frase me veio algumas vezes à mente nestes dias e queria escrever sobre. Creio que seja porque é um pouco do que vim lendo no livro “O Monge e o Executivo”. Sobre servir! Sobre ser atencioso. Sobre ser bom ouvinte. Sobre ser respeitoso, dar atenção, olhar nos olhos de quem se conversa. Calar-se e ouvir, como se aquilo fosse a coisa mais importante do mundo naquele momento. E vejo que é exatamente esta a idéia! Quando você trata uma pessoa com respeito, atenção, se torna uma pessoa confiável! Dá credibilidade. Entusiasma quem te vê, ou ouve sobre aquilo que você defende, ou vende. Portanto, atender bem é servir bem, fazer o melhor naquilo que você se propõe a fazer.

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